sexta-feira, 30 de outubro de 2009

O tio chato

É universal: todo mundo tem um tio gordo, careca, beberrão, que depois dos churrascos de domingo dorme no sofá da sua sala e, sempre que o vê, faz a fatídica pergunta:
- E as menininhas?
Ah, ele sempre quer saber das menininhas. O seu tio não dorme sem antes saber das menininhas. Ele poderia puxar assunto sobre tudo: política, economia, cinema europeu. Mas não. Ele é um tio descolado. Ele quer provar que é legal. Ele quer saber é das menininhas.
- E aí? E as menininhas?
Talvez o tio pense que precise conversar sobre coisas que você se constrange de falar com seu pai. Por algum motivo, que só é compreensível para o seu tio, é menos embaraçoso você falar sobre isso com ele. O que não faz sentido, porque numa regra geral os tios que fazem esse tipo de pergunta são os que você tem menos intimidade. Talvez esse seja o jeito que o tio chato vê de se aproximar de você, o sobrinho. Só que o que você menos quer é bater papo com alguém da família sobre sua vida sexual. Ou a falta dela.
- E aí? Como é que andam as menininhas?
- É, pois é...
E o que mais ele espera de resposta? Um "pois é" é muitas vezes usado para cortar o assunto sem ser grosso, e, falando francamente, não há muito mais opções para responder a esse tipo de pergunta. Físicos e estudiosos já pesquisaram respostas melhores, mas, por mais capenga que seja, a melhor solução encontrada ainda é o "pois é". Um "pois é" com um sorriso sem graça, e torça para que o assunto morra logo.
Mas não. O verdadeiro tio chato não desiste fácil. Ele vai tentar emendar com uma pergunta mais direta, mais incisiva.
- Pois é, tio...
- Tá se dando bem com as menininhas ou não?
No que se segue uma risada divertida porém debochada do tio. Você ri junto, enquanto imagina como seria bom se uma fuinha selvagem aparecesse agora mesmo, nesse instante, e pulasse na cara do seu tio. Você tem vontade de fazer exatamente o que a fuinha faria. O tio termina de se deliciar com a risada, e fica olhando pra você, ainda sorrindo, esperando uma resposta.
-E aí?
Se você está feliz com o seu desempenho atual com as "menininhas", então você pode contar para o seu tio, sem problemas. Mas você não estará. Não, não, pois a lei física que rege a pergunta das menininhas diz que o seu tio só a perguntará para você quando você não estiver se dando bem com as menininhas. Você, na sua passagem da infância para a adolescência, quando existe a vontade mas não há condescência do sexo oposto, ouvirá muitas vezes a pergunta do tio chato. Quando você abandonar essa fase e virar um garanhão, o seu tio nunca mais vai perguntá-lo sobre as menininhas. Caso você cresça e continue um merda, a pergunta o seguirá até a morte. De um ou do outro.
Neste caso só há uma opção: mentir.
- Ah, vão bem, vão bem.
- Arrá, rapaz. E são muitas?
- Ô. Uma atrás da outra.
Pode ser mais categórico:
- Estou muitíssimo satisfeito com o meu desempenho com as ditas "menininhas". Obrigado por perguntar.
Ou desistir de vez e ser sincero:
-Não tio. Não pego ninguém. Na verdade, sou um repelente de mulheres. Se eu fosse um imã, a minha polaridade seria inversa a da delas. Eu permanentemente as afasto da minha volta. Ultimamente, então, estou numa fase em que não pego nem resfriado. É sério, neste inverno todo mundo lá em casa pegou, mas eu não. Nem os vírus me querem. Sinto muito.
Se você responder assim o seu tio certamente nunca mais fará semelhante pergunta. Mas se ele continuar, não há opção a não ser pular na cara dele como uma fuinha selvagem.

***

Recentemente estávamos falando sobre esse tópico no programa Congestão, e fiquei feliz quando soube, pela minha amiga Marcella, que as mulheres possuem uma versão feminina do tio chato. Bom, não exatamente feliz, mas senti que o peso diminuiu ao saber que este fardo é compartilhado com o sexo feminino. Só que no caso delas pode ser a avó, e não a tia. E a pergunta é mais agressiva:
- E os namoradinhos, netinha?
Só que a pergunta é feita não de modo descontraído, tipo "e os namoradinhos, rárá", mas com um tom inquisidor. E os namoradinhos? Onde estão os namoradinhos? Por que eu nunca vejo você com um homem? E às vezes a pergunta é seguida de uma afirmação, quase que uma ameaça:
- Ah, se eu fosse você eu ia atrás de algum homem...
- Ah, sim, vó, pode deixar, hoje eu vou pra festa e vou dar para o primeiro que aparecer. Quer saber, para o segundo também. E pra mais quem quiser. Inclusive, vou chegar já anunciando: "dou pra quem quiser". Vai encher de homem em volta. Aí eu compenso todas as vezes que eu te decepcionei. Tá bom pra senhora? Não é isso o que a senhora quer?
Às vezes um pouquinho de ironia também é bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário