sábado, 3 de outubro de 2009

O Círculo da Amizade

Homens e mulheres funcionam diferentemente. Além das diferenças óbvias (sistema reprodutor, razões para gostar de Bon Jovi), há uma que diz respeito à visão dos dois sexos quanto à amizade. Mulheres não veem seus amigos homens como homens, no sentido pleno da palavra. Na visão delas, existem homens, mulheres e aquele ser híbrido indefinido, que é o Amigo Homem. O Amigo Homem é um cara superlegal e interessante, de confiança, que tem tudo a ver com a mulher. O Amigo Homem é engraçado, tem um senso de humor que casa perfeitamente com ela. O Amigo Homem pode até ser bonito. Independente dessas qualidades, a mulher nunca enxergará o Amigo Homem como mais do que um amigo. A mulher pode até admitir que o Amigo Homem daria um namorado perfeito, e neste caso tenta arranjá-lo com uma amiga, dizendo: "olha, conheço um cara que tu vais adorar, ele é um amigo meu...". Para ela, o Amigo Homem é seu irmão. Desejar o Amigo Homem é algo inconcebível, até nojento. Pobre Amigo Homem. Para sempre preso no limbo da amizade.

***

Homens não funcionam assim. Não mesmo. Um homem não enxerga as amigas como irmãs, nem nunca enxergará, salvo em casos muito especiais. As amigas são amigas e mulheres ao mesmo tempo; o homem consegue ver que uma coisa não anula a outra. Mas vocês, leitoras do sexo feminino, devem estar pensando que não é bem assim. Não, não, meus amigos são meus amigos. Eles nunca me desejariam. O Rogério, aquele cara que eu conheço desde sempre, aquele cara que cresceu junto comigo, ele não é assim. Inclusive, naquela brincadeira na oitava série, onde fecharam nós dois num quarto por cinco minutos, pensando que iria rolar alguma coisa, olha só que engraçado, nós ficamos fingindo sons de beijos para o pessoal do lado de fora achar que nós estávamos ficando, foi muito hilário! Imagine, beijar o Rogério! Que nojo! Tá certo, eu sempre achei que ele tinha uma quedinha por mim quando a gente era criança, mas por favor! A gente é amigo! Até já durmimos juntos na mesma cama, naquela viagem onde só tinha um quarto pra nós dois, ele nem tentou nada, o que me diz disso, hein?
Mas não pensem, queridas leitoras, que ele não pensou, não ponderou, e chegou à triste conclusão de que não iria dar certo. Imaginem por um momento a tristeza do Rogério ao entrar naquele quarto na oitava série, pensando que finalmente agora o negócio iria acontecer, e ouvir você, rindo, tirar sarro do pessoal que achava que vocês realmente iriam ficar. A força que ele deve ter feito para rir quando você sugeriu fingir os sons de beijos foi certamente titânica. Pobre Rogério. Para sempre preso no Círculo da Amizade.

***

A amizade entre homem e mulher é meio que como um RPG: o seu nível de amizade começa no zero, aí você vai enchendo a barrinha da intimidade, através de conversas, tempo gasto juntos, até atingir o Círculo da Amizade. Quando você entra no Círculo da Amizade, aí, amigo, não tem volta. Pois quem entra no Círculo da Amizade atinge a classe de Amigo Homem. O problema é que não há como prever quando você vai entrar no Círculo: isso quem define é ela, a mulher. E ela não vai te avisar, nem quando você estiver perto nem quando você cruzar a linha. O ideal é o homem sempre manter uma certa distância das mulheres de que tem interesse, para não correr esse risco. E este é o grande dilema do homem moderno, mulheres: como conhecer uma mulher legal, se quando nós temos a chance de conhecê-la a fundo já é tarde demais? Por que não aceitar os amigos como possibilidade de relacionamento?
Isso é falta de maturidade, é isso que é. Já cansei (e como) de ouvir histórias de mulheres se queixando dos homens com quem se relacionaram, porque foram traídas, porque foram trocadas por outra, porque foram enganadas, porque homem não presta, só mente, e todos os homens são
iguais. Elas desabafam tudo isso, adivinhem para quem, para quem? Para o Amigo Homem, é claro! Que, coitado, tem que aguentar frases do naipe de "ah, como eu queria um cara legal pra mim" ou "tá faltando homem no mercado" de suas amigas. Nós somos o quê, então? É óbvio que vocês não vão encontrar gente decente no meio do nada, mulheres! Às vezes penso que aquela história de mulher gostar de homem cafajeste é verdadeira. Antes eu não acreditava, mas a vida acaba por provar coisas incríveis. Fiquem com estes caras, é sério, divirtam-se na noite, mas não caiam na de pensar que eles estão a fim de vocês. Estão a fim de vocês no momento. Assim que eles acharem alguém melhor, irão largá-las para vocês chorarem nos braços dos amigos, esses sim, sempre presentes.

***

Não pensem que vai ser sempre assim. Quando vocês estiverem com 30, 40 anos, com a beleza começando a desbotar, não haverão mais homens caindo a seus pés. Aí, vocês vão se voltar para os amigos, que eram os que estavam lá desde o início, esperando a vez. Ah, sim, o Rogério! Ele sim é perfeito pra mim! Ele, superlegal e interessante, de confiança, que tem tudo a ver com a comigo, onde ele está agora? Ele está, minha cara, rico, bem sucedido e com uma mulher mais
nova que você. Feliz da vida.

8 comentários:

  1. Putz! Que rancor, cara!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, não é?!
    Acho que tu anda falando muito com um cara que eu conheço! Hehehe!

    PS: Preciso fazer um blog urgentemente! Minhas idéias estão sendo plagiadas....

    ResponderExcluir
  3. genteee... minha vontade foi cria um blog e postar o pensamento feminino sobre isso... tem mta coisa q concordo... mas tem muitas outras q nao sao bem assim nao heimm....
    obvio q nao vo escreve tudo aki....mas tem muita coisas pra ser discutida sobre isso...
    ahh..e sobre o blog...
    tahh mtooo bom... adorei.. os posts tao mto bons... parabens =D

    ResponderExcluir
  4. qm sera q tu quis ficar.... e ela disse q tu era soh amigo...e t deixou com essa revolta... hummmmmmmm.....
    hehehhe brincadeira

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Cara existe uma coisa que se chama amor meo...


    e isso nao se conquista, nao se explica...

    ...simplismente se descobre e sente.

    ResponderExcluir
  7. http://guriachatars.blogspot.com/
    direito de resposta =p

    ResponderExcluir
  8. Adoro discussões calorosas...

    Devemos treinar mais estas discussões entre nós da Famecos. Expandir nossos debates. Acabar com o marasmo e a falta de expectativas que as vezes a faculdade nos traz. É um aprendizado mútuo... Vamos continuar dia desses.


    PS: Refleti bastante e acho que concordo com o Endrigo aí em cima....Hehehe!

    ResponderExcluir