quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A Classe B

A Classe B se vê ameaçada. Seu espaço está sendo ocupado pela Classe C, que cresce desenfreadamente. A Classe C está tomando coisas que antes eram exclusividade da Classe B e A: máquina digital, computador, DVD player. O celular já foi perdido há tempos. A Classe B não gosta de dividir com a Classe C. A Classe C é chinela. A Classe C não tem cultura. A Classe C contamina os setores que antes eram um ponto de segurança da Classe B.
Um exemplo é a internet. A Classe B considera a inclusão digital a pior ideia da história. Antes, a Classe B era obrigada a se misturar com a Classe C durante o dia-a-dia, mas pelo menos o reduto virtual era exclusivo para os mais abonados. Agora, com surtos de lan houses nas vilas e computadores com acesso a internet com preços, bem, acessiveis, a Classe B tem que suportar milhares de perfis da Classe C poluindo o Orkut. E a Classe B não gosta de suportar. Ela já tem que suportar não ser Classe A, e agora ainda tem que suportar a Classe C, invadindo o seu espaço. A Classe B jura que, da próxima vez que ver um perfil no Orkut de alguém com o nome terminado com "son", ela vai se dar um tiro. Estejam avisados.

***

Esse ódio vem muito de uma crise de identidade: se a Classe C está virando a Classe B, e a Classe B não está virando a Classe A, então o que ela vai ser? A Classe B se considera a Classe A com menos dinheiro. Com o seu espaço tomado pela Classe C, ela naturalmente vai procurar por espaços onde a Classe C não possa entrar. Só que a Classe B não tem dinheiro para entrar nestes espaços. Estes espaços pertencem à Classe A, que assiste ao dilema da amiga de cima de sua cobertura, com um sorrisinho e uma taça de champagne na mão. Então aí está o problema: a Classe B quer sair do mundo Classe C e viver no mundo Classe A, mas não possui dinheiro. Então ela tem duas opções: ou se resigna a viver com a Classe C ou segue enganando até onde puder.

- E aí, Bê! Vamos na nova casa de festas que abriu ontem?
- Vamos! Quanto é a entrada?
- Só 20 contos.
- Irc! Quer dizer, não sei. Talvez a gente pudesse ir em outro lugar. Ouvi dizer que lá não é muito legal...
- Se entrar antes da meia-noite sai por 15.
- Argh... tá, tá bem. Só que eu não vou gastar em bebida. Sabe como é, estou tomando um remédio lá, não dá pra ingerir álcool junto...
- Ah, ok.
- E olha só, não rola uma carona? Eu até iria de táxi, na boa, mas sabe como é, eu tenho ouvido essas histórias sobre estupradores, podem ser qualquer um... vai saber, né.
- Ah, sim.
- Melhor não arriscar.

Um comentário:

  1. huahaaahauahaau!!! engraçada a última história... me causa certa verossimilhança... Who hasn't dog, goes to the hunting with a cat.

    ResponderExcluir