segunda-feira, 1 de março de 2010

Melhores partes

A melhor cena de créditos iniciais é a de Watchmen. Sem dúvidas. Em uma sequência belíssima, eles contam tudo o que o espectador precisa saber sobre o pano de fundo da trama, através de instantes em que são tiradas fotos de eventos importantes. Sem usar uma única palavra, é mostrada a ascenção do primeiro grupo de super heróis e seu declínio, em meio a acontecimentos que levaram o mundo à tensão nuclear da Guerra Fria. O diretor também deixa pistas de que essa é uma realidade paralela à nossa, e que no mundo do filme algumas coisas aconteceram de forma diferente. O melhor exemplo para isso é a parte em que Andy Warhol mostra a sua famosa pintura das Marilyns, mas com um super-herói no lugar da diva. E, é claro, o pôster da terceira candidatura de Nixon em uma das sequências. Tudo isso embalado à "The Times They Are A-Changin'" de Bob Dylan. Ficou perfeito. E olha que eu nem gosto de Bob Dylan.

A melhor sequência de luta do cinema é aquela dos vários Agentes Smith em Matrix Reloaded. Mas ela só vale se você a viu num cinema em 2003. Na época, era o mais perfeito uso de computação gráfica já feito. Hoje os nossos olhos treinados conseguem ver quando era o Neo computadorizado e quando era o Keanu Reeves, mas na época, ah, na época tudo parecia real. Inclusive os golpes, as acrobacias e o Neo correndo nos agentes.Tudo isso numa telona de cinema. Era a prova de que qualquer loucura poderia ser filmada, desde que você tivesse o orçamento necessário. Eu vi tudo com um sorriso de ponta a ponta no rosto.

Os melhores 20 segundos iniciais de uma música são os de French Navy, do Camera Obscura. São a melhor parte. Eles resumem a música inteira. Se você não gostou dos 20 segundos iniciais, desista, você não vai gostar do resto. Agora, os 5 melhores segundos iniciais não são de French Navy, e sim de Blue Moon. Boom-da-bomm-bop-da-deem-da-deem-demm.

A melhor piada da literatura de humor está em O Guia do Mochileiro das Galáxias. Nesse livro, os personagens Arthur Dent e Ford Prefect são capturados por uma nave de alienígenas e estão numa cela, prestes a serem jogados no espaço. Arthur está desesperado. Pergunta: "nós vamos morrer?" Ford diz: "Nós vamos morrer. A não ser... espera, o que é isso?", e corre para um canto da nave. Arthur, esperançoso que o amigo tenha achado uma saída, pergunta: "o que é?". Ford responde: "isso é, isso é... não, esquece, isso não é nada. É, nós vamos morrer". A melhor sequência de humor também está nesse livro e é a sequência da baleia. Quem leu sabe.

A melhor cena drámatica em um filme é a da menininha em Crash. Um comerciante tem a sua loja depredada e e põe a culpa num homem que deveria ter consertado a tranca de sua porta. Ele vai até a casa desse homem com uma arma em punho, buscando vingança. Ao apontar a arma para ele, a filha do homem sai correndo e pula em seu colo. O comerciante se assusta e dispara. A trilha sonora chega ao clímax e por um momento você acha que tudo deu errado. Então, uma surpresa: a menina não tem um arranhão. Como por milagre, a bala sumiu antes de acertá-la. A menina diz para o pai não ter medo, pois ela está protegida. O pai a abraça forte. O comerciante olha para a cena de olhos arregalados e depois caminha para longe, perturbado o com o evento inexplicável. Que depois se explica no filme, mas mesmo assim não tira a força da cena. Não choro nem nunca chorei com um filme, mas confesso que quando vejo Crash sempre fico com um nó na garganta quando chega essa cena.

O melhor fim de música é o de Wet Sand, do Red Hot Chili Peppers. A música vai crescendo durante a sua duração. É calma e tranquila até o verso apoteótico final, onde ganha camadas de som e desemboca, depois do que só pode ser descrito como um rolo violento de bateria, no melhor solo de guitarra de John Frusciante. Mas o melhor solo ainda é o de Hotel California, do Eagles.

O melhor refrão é o de Some Might Say, do Oasis. Mas isso é gosto puramente pessoal. Existem milhares de refrões mais curtos e fáceis de cantar. Esse é enorme e difícil, o contrário do que um refrão padrão deve ser, afinal, é a parte para todo mundo cantar junto. Mas esse, sei lá. É muito bom. Ainda mais se você tenta cantar do jeito do Liam.

A melhor rima também é de Some Might Say: "and my dog's been itchin'/ itchin' in the kitchen once again". Rimar itchin' com kitchen é genial. Soa como se as palavras brincassem no seu ouvido. Itchin' in the kitchen. Experimentem falar. Outra que eu gosto é uma do Bob Marley: "tears in my eyes burn, tears in my eyes burn/ while I'm waiting, while I'm waiting for my turn". Waiting in Vain. Eu sei que o Bob fez umas letras políticas boas, mas foi nessa canção de amor que ele me surpreendeu como letrista. O personagem da música é um homem apaixonado, que espera sem desistir até seu amor ser correspondido. E essa frase ficou na minha cabeça, porque dá a dimensão da espera e da frustração. A repetição de palavras dá a ideia de espera e lentidão, num recurso muito bem usado por Bob Marley. Ou é coisa da minha cabeça, mesmo.

Eu sei que vocês tem uma lista bem melhor que a minha. Fiquem livres para criticar.

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